Criar troféus para o Audi Rio Ladies Open – 48º Aberto do Itanhangá foi um desafio que nos encheu de significado: traduzir a força, a elegância e a leveza do golfe feminino em peças artesanais que pudessem, ao mesmo tempo, celebrar a vitória e tornar-se um objeto útil e belo no dia a dia.

Desenho para proposta do Troféu

O desenvolvimento começou pelo desenho. Buscamos uma estética que unisse sofisticação e naturalidade — formas orgânicas e texturas característicos da Ruffi Cerâmicas, um acabamento que valoriza a cerâmica manual, criando peças únicas, porém semelhantes. A partir da aprovação do projeto, material e cores, avançamos para a modelagem, primeira queima, esmaltação e queima final em alta temperatura, etapa que garante resistência e acabamento duradouro.

A modelagem dessa peça começa no torno, devido ao prazo curtíssimo de 30 dias para entrega, o Beto veio nos ajudar. Ele é um oleiro e artista fantástico que acumula mais de 40 anos de experiência, sempre ficamos muito impressionadas ao ver a habilidade dele trabalhando no torno.

Beto - Oleiro fantástico

Depois de torneadas, as peças saem retas e bem simétricas. É aí que, ainda com a argila mole, criamos a forma desejada, bem fluida.

 

troféus modeladosApós um tempo de secagem, a peça chega no ponto de couro e então podemos iniciar as cavas, também dando movimento à peça.

Cavas no troféu    processo de cavar o trofeu

Para a base do troféu, fizemos uma modelagem manual e depois criamos um molde de gesso para poder replicar as outras 10 peças.

molde de gesso para a base do trofeu

Na imagem abaixo, vemos os troféus já esmaltados e dentro do forno para iniciar a queima final de alta temperatura (1240ºc):

queima cerâmica de alta temperatura

 

Cada troféu foi produzido à mão, com atenção, técnica e estética. Um detalhe que tornou estes troféus especialmente pensados para o uso cotidiano: a base e o vaso foram fixados com velcro. Isso significa que, após a cerimônia, a vencedora pode desprender a base e usá-lo como um belo vaso de flores em casa — transformando o troféu em um objeto decorativo e funcional, que não ficará apenas guardado, mas sim integrado à vida da pessoa que o recebeu.

trofeus.   detalhe do troféus

 

A solução do velcro nasceu do desejo de ir além do símbolo: queríamos que o troféu tivesse uma segunda vida, que acompanhasse as memórias do evento e se tornasse peça de destaque e uso no lar. E eu devo essa ideia do velcro às minhas alunas queridas Eliana e Zájea que, durante uma aula, não se contentaram que esse vaso estaria fixado em uma base! rs É uma pequena intervenção de design que amplia a utilidade e a afetividade do objeto — e dialoga com a filosofia da Ruffi Cerâmicas: criar peças que sejam belas e vivas.

trofeus prontos

primeiro, segundo e terceiro lugar

 

Depoimentos

 

“Vc foi especial!! Entregou um troféu lindo, no prazo correto!!! Parabéns pelo seu profissionalismo!! E ainda conseguimos decidir o design trocando mensagens kkk”
Shenia

 

“Luana foi maravilhosa na nossa parceria. Nosso comitê quis inovar e sair do lugar comum — e seu troféu foi decisivo nisso. Ficou lindo.”
Daniele

 

 

Esses retornos mostram que o trabalho artesanal, quando aliado a soluções práticas de design, gera impacto — tanto estético quanto emocional. A Ruffi Cerâmicas agradece a confiança do comitê organizador e a oportunidade de fazer parte de um momento tão especial do golfe feminino.

postagem itanhangá    postagem cbgolfe

 

Se você tem um evento, premiação ou projeto que pede algo autoral, funcional, exclusivo e com identidade, entre em contato conosco. Adoramos transformar briefing em objeto que tem uso, mas que é pensado para ser guardado, principalmente, na memória.